Evento inédito no Brasil oferece cinema com audiodescrição, libras e legendas

A Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) sedia, de 8 de maio até julho, o inédito no Brasil Festival de Cinema Acessível, que possibilitará que pessoas com e sem deficiência possam assistir, na mesma sessão, os clássicos do cinema nacional. A exibição dos filmes ocorrerá quinzenalmente, nas sextas-feiras, 19h30min, com entrada franca.

Os longas-metragens “O Tempo e o Vento”, “O Homem que Copiava”, “Saneamento Básico, O Filme” e “Dois Filhos de Francisco” serão exibidos com recursos de acessibilidade para pessoas cegas, com baixa visão, surdas e com deficiência auditiva. No mês de agosto já está prevista uma sessão especial, durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, com a exibição de um dos títulos de maior sucesso durante o evento.  ”As pessoas com deficiência ainda são pouco lembradas enquanto público-alvo de obras fílmicas. Queremos romper com essa ideia e mostrar que cinema é lugar de todos”, garante o gestor e idealizador do projeto, Sidnei Schames.

Mais de vinte profissionais foram envolvidos na iniciativa, entre roteiristas, narradores, consultores em audiodescrição, intérpretes de Libras, cinegrafistas, produtores culturais, curadores, técnicos de áudio e de estúdio, comunicadores e profissionais de legendagem. Para o consultor em audiodescrição do festival, Felipe Milanes, que tem deficiência visual, “é imprescindível que empresários e produtores culturais percebam a importância de apoiar um festival como esse. Nós queremos ir ao cinema e os locais não estão preparados para nos receber”, afirma.

A produção é do Estúdio Som da Luz, com financiamento do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, patrocínio do Banrisul e Banrisul Consórcio, Agrofel – Grãos e Insumos e apoio da Cinemateca Paulo Amorim, CCMQ, Instituto Estadual do Cinema (IECINE), TVE. Rádio FM Cultura e Secretaria da Justiça e Direitos Humanos. A curadoria é de Gilnei Silveira e Zé Geraldo.

Serviço:

Dias: Sextas-feiras
08 de maio – “O Homem que Copiava”
22 de maio – “Saneamento Básico, O Filme”
05 de junho – “O Tempo e o Vento”
9 de junho – “Dois Filhos de Francisco”
Hora: 19h30min
Local: Cinemateca Paulo Amorim da CCMQ (Andradas, 736) – Porto Alegre/RS.
Informações: Facebook Festival de Cinema Acessível.
Contato: Com a assessora de imprensa Mariana Baierle (festivalcinemaacessivel@gmail.com).
Entrada franca. Reservas pelo email festivalcinemaacessivel@gmail.com 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s