Grupo Sensus e Exposição Tentaculares no Espaço Mais Diferenças

O Espaço Mais Diferenças  abre as portas aos sábados em maio (dias 9,16, 23 e 30) com uma programação cultural especial de teatro e artes plásticas! Em curtíssima temporada, o Grupo Sensus apresenta a performance sensorial “MultiVersos”. Já o artista plástico Paulo Bordhin recebe o público para a exposição “Tentaculares” com recursos de acessibilidade.

Sensus – O espetáculo MultiVersos convida as pessoas a percorrer um trajeto sob a orientação de dez atores que interpretam poesias de Thereza Piffer, diretora do Grupo, e Juliano Hollivier, diretor-assistente. Com vendas nos olhos, eles recebem também estímulos sensoriais para o tato, o olfato e a audição. Para as pessoas com deficiência auditiva e surdas, a peça se modifica e conta com um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Cada pessoa faz um circuito que dura entre 20 a 30 minutos, podendo repetir a experiência. Os ingressos serão distribuídos às 19:00, com o total de 15 participantes para cada meia hora. As sessões acontecerão às 19:00, 19:30, 20:00 e 20:30, com término da apresentação previsto para as 21:00.

Neste espetáculo, o Grupo Sensus trabalhará com o conceito “Pague o Quanto Sentir”. Em outras palavras, após assistir e sentir a performance, cada pessoa decidirá livremente o quanto vai pagar a partir do valor mínimo de R$ 30. No caso das pessoas com deficiência e outros públicos com direito à meia entrada*, valerá a mesma regra, mas a partir de um patamar mínimo de R$ 15,00.

Desde 2005, o Sensus desenvolve e realiza performances que usam a literatura e múltiplos recursos cênicos para atingir o coração e a consciência dos espectadores. Atua em várias camadas do imaginário, estimulando a memória e ampliando a percepção de sensações que normalmente não são acessíveis.

“Montar MultiVersos no Espaço MD vai totalmente ao encontro de nossa primeira e mais importante filosofia, que é “cuidar do outro”. Por ser um espaço com total acessibilidade, podemos levar nossas experiências sensoriais com textos para todo tipo de público, com cuidado, afeto e carinho. É um prazer enorme poder contar com a parceria deste Espaço. Aqui se pensa, assim como eu, que todos podemos expandir nossas possibilidades”, diz Thereza.

Tentaculares – Em paralelo, as pessoas com e sem deficiência também terão à disposição aos sábados a exposição “Tentaculares”, do artista plástico Paulo Bordhin. A mostra, que é gratuita, conta com recursos de acessibilidade – audiodescrição, legenda e janela da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – transmitidos a smartphones e tablets.

As obras são de tramas de fios de alumínio caracterizadas por formas alongadas e pontiagudas, semelhantes à tentáculos. Algumas se distinguem pelo uso de lâmpadas de LED. A curadoria é de Tiago Marchesano e concepção, de Maria Eugenia Mourão. A mostra entra em seu último mês de exibição.

“É sempre muito bem-vinda a comunhão de manifestações artísticas! No caso do Grupo Sensus, em particular, nossos trabalhos dialogam na busca por despertar sensações e ajudar as pessoas a refletir. E essa troca ganha potencialidade quando se acontece sob uma perspectiva inclusiva e acessível, pois envolve a todos”, afirma Bordhin.

* Há meia-entrada para pessoas com deficiência e um acompanhante, conforme a Lei nº 12.933/2013. Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, pessoas entre 15 e 29 anos comprovadas carentes, professores da rede pública estadual e municipal, devidamente identificados, também têm direito ao desconto.

Fonte: http://www.maisdiferencas.org.br/site/noticias/?id=168

Mais informações: md@md.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s