Entrega do Prémio Acesso Cultura

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) é o vencedor do Prémio Acesso Cultura 2014. A cerimónia de entrega do Prémio teve lugar hoje, dia 18 de Junho, no Museu da Electricidade em Lisboa.

Em relação ao vencedor do Prémio Acesso Cultura, e de acordo com o júri, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha apresenta um conjunto de preocupações com a acessibilidade, nas suas diversas componentes, que poderemos qualificar de excelente e mesmo de referência no panorama museológico nacional, sobretudo pelo seu carácter extraordinariamente abrangente. Em áreas que vão do acesso físico, adequação espacial e museográfica, ergonomia, conforto, segurança e autonomia, até à adopção de uma estratégia multi-comunicacional, a acessibilidade é abordada como uma necessidade de primeira grandeza e pensada numa perspectiva de continuidade. Esta postura é concretizada pela disponibilização de um significativo leque de recursos especiais direccionados para pessoas com baixa mobilidade, com baixa visão ou cegas, surdas ou com deficiência intelectual, crianças e visitantes estrangeiros.

Conheça o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB)  em http://www.museubatalha.com

O júri decidiu ainda atribuir duas menções honrosas: ao Teatro Nacional D. Maria II e ao Grupo Crinabel Teatro.

O Teatro Nacional D. Maria II tem vindo a desenvolver nos últimos anos um trabalho continuado e consistente na melhoria da sua acessibilidade, considerada nas suas vertentes social, arquitectónica e comunicacional, numa lógica que se estende à sua própria programação. No sentido de garantir a igualdade de oportunidades no acesso à oferta teatral, é dedicada uma especial atenção a públicos com necessidades especiais, espectadores seniores, desempregados, adultos em percursos de exclusão, crianças e jovens em situação de risco. Nesta candidatura merece igualmente particular destaque a preocupação demonstrada pelo Teatro com a formação dos seus recursos humanos em questões relacionadas com a acessibilidade e a preocupação com os estudos de públicos com necessidades especiais.

Grupo Crinabel Teatro grupo representa um projecto já com a considerável longevidade de quase três décadas de criação artística na área do teatro, valorizando, promovendo e difundindo as competências sociais e criativas do cidadão portador de deficiência mental, numa lógica de transversalidade do direito à cultura, à arte e ao pensamento criativo. O trabalho deste grupo evidencia uma contínua capacidade de inovar e de promover a integração de pessoas em risco de exclusão social, tal como fica demonstrado pelo facto de algumas delas virem posteriormente a integrar projectos de teatro, cinema ou televisão. Este grupo merece ainda particular destaque pelo seu papel na formação de recursos humanos na área do ensino especial, disseminando assim experiências, metodologias e boas-práticas em matéria de acessibilidade e integração.

Os membros do júri do Prémio Acesso Cultura foram: Ana Brito (Arquitecta, Instituto Nacional de Reabilitação), José Vale (Museólogo) e Mickaella Dantas (bailarina). Esta primeira edição recebeu 34 candidaturas.

Com este prémio, a Acesso Cultura pretende distinguir, divulgar e promover entidades (privadas, públicas, cooperativas, associações e outras) e projectos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal. Pretende ainda criar exigência junto dos públicos, com vista à melhoria da acessibilidade, assumida como um todo.

Os 34 candidatos ao Prémio Acesso Cultura 2014 foram:

Associação Castelo D´If
Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática
Capacidades Sem Limites
Casa da América Latina
Casa Pia de Lisboa – Instituto Jacob Rodrigues Pereira
Centro Ciência Viva de Sintra
Comédias do Minho
Convento Santo António dos Capuchos
Crinabel Teatro
EnRedarte
GMT Oficina Versus
Grupo Teatro Visual Corpus
Here We Go
José Manuel Tomé Rodrigues – Projecto e-museum
Mapa – Espaço Criativo
meetiNG art gallery
Mercearia de Arte Alves & Silvestre
Mosteiro dos Jerónimos
Museu Benfica – Cosme Damião
Museu Berardo
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha
Museu de Angra do Heroismo
Museu do Brinquedo Português
Museu dos Transportes e Comunicações
Museu Municipal de Faro
Museu Municipal de Santiago de Cacém
Museu Nacional Machado de Castro
Orquestra de Câmara Portuguesa
PELE
Teatro do Mar
Teatro Nacional D. Maria II
Terceira Pessoa
Waterlily
WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã

Apoio Fundação EDP / Museu da Electricidade

Fonte: http://acessocultura.org/encontros/semana-acesso-cultura-2014/premio-acesso-cultura/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s