Brasília Tátil

brasilia

A foto mostra, em primeiro plano, formas orgânicas de uma escultura em metal cromado sob uma perspectiva inferior (de quem vê de baixo). Logo atrás da escultura, encontra-se um rapaz de olhos vendados, tocando a estátua. No canto inferior esquerdo, vê-se apenas o rosto de uma mulher, que fita a estátua.

O projeto Brasília Tátil, uma iniciativa realizada pela Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV), promove atividades voltadas para deficientes visuais e pessoas que convivem com indivíduos de pouca ou nenhuma visão. As ações são pensadas para aproveitar as atrações turísticas da capital federal e está em sua segunda edição.

Os participantes pode vivenciar aspectos paisagísticos, urbanísticos, arquitetônicos e artísticos de Brasília sob novas perspectivas relacionadas às artes visuais no Roteiro Turístico Brasília Tátil. O percurso contempla monumentos e espaços culturais da cidade, como o Museu Vivo da Memória Candanga, o Espaço Lúcio Costa, o Panteão da Pátria, o Congresso Nacional e o Itamaraty. Os de visão perfeita podem ter os olhos vendados, simulando uma situação de cegueira, onde podem experienciar e interpretar diferentemente o patrimônio e a paisagem.

A grande novidade deste ano será a capacitação para o turismo local. A ABDV disponibilizará mini-cursos sobre Mobilidade, Acessibilidade e Melhorias Práticas junto às pessoas com deficiência, para 40 pessoas interessadas em trabalhar e prestar informações a cegos nos principais espaços culturais da capital.

Coinfira a página do projeto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s