Mestrado em Comunicação Acessível – Ensino a Distância

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria abre inscrições para Mestrado em Comunicação Acessível.

O mestrado, inscrito na área científica das Ciências da Comunicação, visa estudar, através de uma abordagem multidisciplinar, a comunicação em serviço da inclusão da pessoa com deficiência. O fenômeno será abordado através de diferentes olhares, entre os quais os que nos são dados pelas Ciências Sociais e do Comportamento, pelas várias áreas da Saúde, dos Serviços Sociais, dos Serviços Pessoais, das Ciências da Educação, das Artes, das Humanidades, das Engenharias e Técnicas afins, da Arquitetura e Construção, entre outros.

Neste contexto, entende-se “Comunicação Acessível” todos os cuidados, estratégias e soluções a que se possa chegar para facilitar a vida das pessoas com deficiência em todos os contextos de suas vidas social e pessoal. Esta abordagem, portanto, contempla o que comunicar sobre pessoas com deficiência, como se comunicar com elas e também como facilitar a comunicação entre pessoas com e sem deficiência.

Este curso, ministrado em regime de b-LEARNING, reúne condições para acolher estudantes de todo o mundo, desde que possuam acesso à internet que possibilite o acompanhamento e interação em sessões de trabalho síncronas e assíncronas. As horas de contato compreendem atividades em ambiente virtual e em sessões presenciais, de acordo com as especificidades das diferentes unidades curriculares e a realidade de cada estudante.

Objetivos:

Este Mestrado tem como objetivos específicos:

  • Adquirir conhecimento alargado dos diferentes perfis de pessoas com necessidades específicas;
  • Dominar as principais teorias da comunicação, mediação e acessibilidade;
  • Obter um conhecimento profundo e sistematizado de técnicas de produção e de resseção de comunicação mediada;
  • Conhecer ferramentas para criação e oferta de serviços de comunicação acessível;
  • Dominar técnicas de produção/criação de conteúdos/produtos acessíveis;
  • Conhecer as especificidades dos diversos contextos em que se requerem serviços de mediação e de acessibilidade especializados;
  • Despertar consciência das limitações e desafios que advém do trabalho com públicos com necessidades específicas;
  • Desenvolver sensibilidade para as exigências impostas a todos os agentes envolvidos na criação de condições de acesso em diferentes contextos socioculturais;
  • Obter um conhecimento genérico sobre as dinâmicas do mercado de serviços de comunicação acessível.

 

Coordenadora, Prof.ª Doutora Josélia Neves – joselia.neves@ipleiria.pt

Para entrar no curso, é necessário possuir titulares de: grau de licenciado ou equivalente legal, em qualquer área do saber; titulares de grau acadêmico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria em qualquer área do saber; ser detentor de um currículo escolar ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do Mestrado.

A inscrição no curso exige uma taxa de 60€, e pode ser feita no seguinte link:

http://candidaturas.ipleiria.pt/Account/LogOn?ReturnUrl=%2f. As inscrições online irão até o dia 11 de setembro (quarta-feira próxima).

Corra e inscreva-se!


 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s