“Acessibilidade Cultural – Singularidades para Pessoas com Deficiência

O simpósio “Acessibilidade Cultural – Singularidades para Pessoas com Deficiência” , de realização da Universidade Federal de São João del Rei, tem como objetivo convocar pesquisadores e profissionais interessados na discussão voltada para a acessibilidade aos meios culturais para pessoas com deficiências, realizando um fórum para reflexão, atuando nos campos da audiodescrição, legendagem, LIBRAS, tradução, direção de dublagem, realizadores, entre outros.

Para tanto, serão realizadas discussões voltadas para a acessibilidade, no campo da audiodescrição, legendagem, tradução, direção de dublagem, realizadores, entre outros, bem como para áreas como: Estudos Fílmicos, Linguística de Corpus, Estudos da Tradução, Interpretação de Sinais e Tecnologia Assistiva. Espera-se também atrair estudiosos de temáticas direcionadas para as políticas de acesso à cultura, tendo como foco as pessoas com deficiência.

A proposta está fundamentada nas seguintes alíneas:

a) Abrir espaço para a reflexão sobre as realizações culturais acessíveis e sua contribuição no desenvolvimento de práticas de significação/ressignificação dos sujeitos envolvidos;

b) Evidenciar as questões teóricas relacionadas ao fazer dos produtos culturais acessíveis;

c) Dialogar sobre os mais diferentes contextos aos quais se fazem necessários a acessibilidade cultural;

d) Refletir o papel da Universidade neste contexto. É através da reflexão em pesquisas realizadas neste campo que os subsídios para uma estruturação de acessibilidade cultural poderão ser qualitativamente organizados.

Acesse o site http://www.congressoletrasufsj.com.br/simposios-aprovados.php para mais informações e para inscrever-se. As inscrições irão até dia 22 de julho, não perca a sua inscrição!

 

Fonte: http://www.blogdaaudiodescricao.com.br

Anúncios

Uma resposta para ““Acessibilidade Cultural – Singularidades para Pessoas com Deficiência

  1. Estarei apresentando meu trabalho lá, espero que seja bastante produtivo e provocador para pensarmos acessibilidade cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s