Educação Patrimonial e Acessibilidade: dilatando a função social do museu

Museu Nacional de Imigração e Colonização (Foto: Sandro Moret)

Museu Nacional de Imigração e Colonização (Foto: Sandro Moret)

O Museu Nacional de Imigração e Colonização durante a 6ª Primavera dos Museus, que será realizada entre 24 e 30 de setembro e tem como tema A Função Social dos Museus – em homenagem aos 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972, se propõem a discutir temáticas ligadas a acessibilidade.

A opção por tal temática remete a uma preocupação que vem norteando as ações educativas dentro do museu. Essa proposta integra o projeto “Educação Patrimonial e Acessibilidade – Museu Nacional de Imigração e Colonização, Patrimônio Cultural Brasileiro” que vem sendo estruturado desde 2011. O projeto em desenvolvimento vem oferendo subsídios para que as ações de educação patrimonial e a fruição do espaço museal se torne cada vez mais acessível.

 
Objetivos do curso: 
• Democratizar o acesso a bens patrimonializados por meio de ações educativas voltadas a acessibilidade; 
• Promover a sensibilização de profissionais que atuam em museus e na educação;
• Ofertar novas possibilidades de fruição do espaço museal, pautando-se em ações educativas voltadas a acessibilidade; 
• Fomentar o acesso a informações e conceitos que se apoiam na temática da acessibilidade;
• Refletir sobre a defesa e ampliação da acessibilidade em espaços públicos e privados;
• Estimular ações de acessibilidade nos espaços e instituições em que os participantes estão inseridos.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Módulo 1: Comunicação em Libras – Saúde auditiva.
Sub-tema: Entendendo a audição e convivendo com a pessoa surda.
Objetivos: 
• Conhecer a anatomia do sistema auditivo, entender seu funcionamento – sistema todo, habilidades auditiva, conhecer as tecnologias existentes para as pessoas que não ouvem bem e como é a reabilitação fono-terápica;
• Entender como promover a adaptação à pessoa com surdez e estimular essa convivência.
 
Data: 27/09/2012 
Horário: 08:00 às 12:00
Local: Rua Max Colin, 1843 – Auditório Amunesc  – Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina
 
Ministrantes: Patrícia Pacheco – Centro de Referência Prefeito Luiz Gomes e Juliana Cipriano – Casa de Inclusão – Sesi.
 
Módulo 2: Mobilidade reduzida
Sub-tema: Universalização dos Espaços
Objetivos: 
• Entender as especificidades de cada tipo de deficiência na relação com o  Patrimônio Cultural;
•  Capacitar os técnicos para visitas monitoradas;
• Criar instrumentos para a qualificação física e eliminação de barreiras no Patrimônio Cultural.
 
Data: 28/09/2012 (matutino e vespertino)
Local: Rua Itajaí, nº 410 – Auditório do Sindicato dos Bancários
Horário: 08:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30
 
Ministrante: Mário Cezar da Silveira.
 
Módulo 3: Baixa visão e não-videntes
Sub-tema: Acessibilidade Cultural para Pessoas com Deficiência Visual: Comunicação sensorial e audiodescrição.
Objetivos:
• Apresentar teorias em torno da pessoa com deficiência visual e as formas de inclusão cultural e comunicação acessível.
Data: 02/10/2012 e 03/10/2012 
Horário: 08:00 às 12:00
Local: Rua Max Colin, 1843 – Auditório Amunesc  – Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina
 
Ministrantes: Viviane Sarraf – Museus Acessíveis e Osmar Pavesi – Casa de Inclusão – Sesi; Biblioteca Municipal Rolf Colin. 
 
Público-alvo:
* Educadores, monitores e demais técnicos da Fundação Cultural de Joinville;
* Professores da rede pública de ensino;
* Demais membros da sociedade civil.
 
Carga Horária: 20 horas
 
GRATUITO
 
Inscrições e Informações: (47) 3433-3736 e pelo e-mail: 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s