“Colegas” vence 40º Festival de Gramado

Os atores Breno Viola, Rita Pokk e Ariel Goldenberg.

Os atores Breno Viola, Rita Pokk e Ariel Goldenberg, com o diretor do filme, Marcelo Galvão.

“Colegas” é o grande vencedor do 40º Festival de Gramado, na noite de sábado, dia 18. O longa-metragem de Marcelo Galvão venceu nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção de Arte e Prêmio Especial do Júri, este último dado ao trio de atores Ariel Goldenberg, Breno Viola e Rita Pokk.

Narrado por Lima Duarte, o filme retrata a aventura de Stallone, Aninha e Márcio que fogem do instituto onde vivem para realizar seus sonhos: ver o mar, casar e voar, respectivamente. Também responsável pelo roteiro, Galvão criou a história em homenagem ao seu tio, Márcio, que também tem síndrome de Down. “Eu passei a infância com meu tio e a lembrança que tenho é de estar com uma pessoa feliz, para cima. Quis passar essa sensação e acho que consegui”, disse Galvão.

De maneira leve, divertida e sem autopiedade, o road movie de Marcelo Galvão é uma aula de inclusão social. A jornada dos personagens arrancaram muitos risos da plateia na serra gaúcha. “Queria agradecer a essa equipe e a Rita, Ariel e Breno. A nossa projeção aqui foi maravilhosa. O filme foi aplaudido várias vezes em cena e de pé ao final. Isso para nós foi o maior prêmio”, discursou Galvão após receber o Kikito das mãos do cineasta Arnaldo Jabor.

Os atores tinham certeza de que ganhariam o prêmio, antes mesmo da exibição em Gramado, e roubaram a cena quando subiram ao palco para receber o Prêmio Especial do Júri. Os três choraram e agradeceram ao diretor Marcelo Galvão várias vezes. Breno Viola ainda quis que todo o público que acompanhava a premiação ficasse de pé para aplaudi-los. O pedido foi atendido prontamente. “Nós somos Down perante a sociedade, mas perante Deus somos normais”, disse Ariel, exatamente como faz no filme. Breno arrancou gargalhadas da plateia: “Ganhar esse periquito (Kikito) aqui é muito gratificante”, brincou.

“Colegas”, que ainda tem Daniele Valente e Leonardo Miggiorin no elenco, tem previsão de estreia para novembro deste ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s