Filme brasileiro no 40º Festival de Cinema de Gramado tem atores com Síndrome de down e audiodescrição

Colegas é o único filme da competição que será exibido com recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual

O longa-metragem Colegas – O Filme, com roteiro e direção de Marcelo Galvão, produzido pela Gatacine, será exibido com audiodescrição ao vivo no 40º Festival de Cinema de Gramado. A sessão ocorre no dia 13 de agosto (segunda-feira) a partir das 21h30, no Palácio dos Festivais. Entre os 48filmes inscritos no evento (nas categorias longas-metragens, curtas brasileiros e curtas gaúchos), Colegas é o único com audiodescrição. O recurso garante o acesso às informações visuais da obra a pessoas cegas e com baixa visão, além de beneficiar pessoas com Síndrome de Down, problemas neurológicos e dificuldade de memorização.

O público com deficiência visual e os demais interessados na audiodescrição devem solicitar os fones de ouvido na entrada da sessão, mediante a apresentação de documento de identidade. A audiodescrição, produzida pela Tagarellas Produções, será feita ao vivo em uma cabine de tradução simultânea. De lá, a audiodescritora Marcia Caspary fará a narração de cenários, imagens, figurinos e ações que não possam ser percebidas pela ausência da visão. Somente as pessoas que estiverem usando os fones terão acesso a esse conteúdo.

Essa é a segunda vez durante os 40 anos do Festival em que um filme conta com audiodescrição. A primeira foi em 2007, com o longa-metragem Saneamento Básico, audiodescrito por voluntários da operadora de Telefonia Vivo, com roteiro elaborado por Lívia Motta. A iniciativa revela a preocupação dos produtores de Colegas com o acesso de todos a bens culturais. O roteiro da audiodescrição é de Kemi Oshiro, Marcia Caspary e Mimi Aragón, com supervisão de Lívia Motta. A consultoria é de Felipe Mianes e Mariana Baierle.

Colegas traz de forma poética e divertida a história de três personagens com Síndrome de Down. Inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir do instituto onde vivem em busca de seus sonhos: Stallone deseja ver o mar, Aninha quer casar e Márcio precisa voar.  Os protagonistas são Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola. No elenco, entre outros, Lima Duarte, Marco Luque, Otavio Mesquita e Juliana Didone, além de aproximadamente 60 jovens com síndrome de Down.

 

SERVIÇO

. Colegas – O Filme, longa-metragem de Marcelo Galvão com audiodescrição ao vivo.

. 13 de agosto (segunda-feira), às 21h30, com entrada a partir das 21h.

. Palácio dos Festivais (Avenida Borges de Medeiros, 2697 – Gramado/RS).

. Trailler com audiodescrição: http://youtu.be/M3c1joyTWgc

. Ingressos: http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=22761

. Informações sobre o 40º Festival de Cinema de Gramado: http://festivaldegramado.net/2012/

Assessora de Imprensa: Mariana Baierle (51) 8433 7368.

Tagarellas Produções (51) 8118 9814


 

(descrição do cartaz)

O cartaz do filme é vertical e foi criado a partir de uma fotografia colorida. Uma moldura branca cerca a imagem. O texto, em letras brancas, está centralizado e aplicado sobre a metade superior da foto. É dia. O céu pálido, parcialmente encoberto por uma fina camada de nuvens, preenche quase toda a imagem. Abaixo, miúdas, ocupando mais ou menos 1/6 da foto, três pessoas de costas e em pé na beira da praia, observando o mar de ondas pequenas e irregulares. São dois homens e uma mulher. Cada um tem um braço erguido, com o cotovelo dobrado e a mão na altura da testa, como se procurasse algo na linha do horizonte. Todos estão descalços. À esquerda, um dos homens veste um conjunto bege de calça bem folgada e colete sem mangas. Seus cabelos são curtos e castanhos. Ao lado dele, o outro homem usa malha azul bebê, parecida com um grande tip top de mangas e calças compridas, e veste, por cima, uma sunga amarela. Tem os cabelos curtos e pretos. Um pouco mais afastada dos dois, a mulher usa um vestido longo, com estampa em tons de lilás e laranja, sobre blusa lilás de mangas longas. Seus cabelos são compridos e castanho-claros. Em um rodapé preto, logo abaixo da foto, estão as logomarcas dos realizadores. Mais abaixo e à direita, sobre a moldura branca, os endereços de dois sites.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s