Acessibilidade x Dispositivos móveis

Cada dia que passa surgem novos aparelhos no mercado, com novas tecnologias, processadores de última geração entre outras novidades. Mas um ponto que poucos fabricantes se preocupam é a acessibilidade, principalmente nesta geração de aparelhos touchscreen.

Segundo o último Censo realizado no Brasil, cerca de 24% da população declarou ter algum tipo de deficiência e 3,5% dessas pessoas dizem ter dificuldades ou nenhuma capacidade para enxergar.

Esta  barreira entre os deficientes visuais e os dispositivos móveis aos poucos está diminuindo. Um exemplo disso é o aplicativo VoiceOver, que já vem nativo nos aparelhos da apple(iPhone/ iPad), ele é um simples leitor de tela baseado em movimentos, podendo desde acessar os aplicativos, “escutar” um texto e até utilizar o teclado do aparelho. Infelizmente isso ainda é apenas um começo para facilitar a acessibilidade nos dispositivos móveis e os investimentos para pesquisa e desenvolvimento para tal é pouco explorado.

O vídeo abaixo exemplifica bem como um deficiente visual pode utilizar o VoiceOver e mostrar o quanto um aplicativo sem meios visuais pode ser intuitivo e ter uma boa usabilidade.

Fonte: http://chocoladesign.com/acessibilidade-x-dispositivos-moveis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s