Nova peça de Luciano Alabarse terá sessão com audiodescrição em Porto Alegre

Espe­tá­culo estará aces­sí­vel a pes­soas cegas ou com baixa visão no dia 10 de março

Ini­mi­gos de Classe, a nova peça do dire­tor Luci­ano Ala­barse que estreia em março no The­a­tro São Pedro, em Porto Alegre/RS, terá uma de suas apre­sen­ta­ções audi­o­des­crita. A ses­são está mar­cada para o dia 10 de março, sábado, às 21h. Com a audi­o­des­cri­ção, pes­soas cegas ou com baixa visão terão acesso a todo o con­teúdo visual do espe­tá­culo: cená­rio, figu­ri­nos, luz, carac­te­ri­za­ção dos per­so­na­gens e suas expres­sões, ges­tos e movi­men­tos em cena.

Para Ala­barse, esse recurso de aces­si­bi­li­dade será fun­da­men­tal para aju­dar a trans­mi­tir a quem não enxerga, ou enxerga pouco, o tema atu­a­lís­simo do espe­tá­culo: a falên­cia do sis­tema edu­ca­ci­o­nal público no que diz res­peito ao uni­verso dos alu­nos mar­gi­na­li­za­dos. “A peça tem muita ação e aposta suas fichas na cons­tru­ção dos per­so­na­gens. Assim, a des­cri­ção de suas carac­te­rís­ti­cas, ações e ambi­ente será deci­siva para faci­li­tar o pleno enten­di­mento das pes­soas com defi­ci­ên­cia visual”, afirma o diretor.

A audi­o­des­cri­ção será nar­rada ao vivo, tendo como base um roteiro pre­vi­a­mente ela­bo­rado. O equi­pa­mento é o mesmo uti­li­zado em even­tos com tra­du­ção simul­tâ­nea: fones de ouvido que cap­tam o sinal de áudio emi­tido de den­tro de uma cabine acus­ti­ca­mente iso­lada. Desta maneira, o som da audi­o­des­cri­ção será ouvido exclu­si­va­mente pelas pes­soas que usa­rem o recep­tor. Basta solicitá-lo na entrada do The­a­tro, medi­ante a apre­sen­ta­ção de docu­mento de identidade.

A ini­ci­a­tiva é uma pro­du­ção do estú­dio Som da Luz em par­ce­ria com a Taga­re­las Pro­du­ções e tem apoio do Cen­tro Espe­ci­a­li­zado de Apoio Peda­gó­gico e Pro­du­ção (CEAPP) — um con­vê­nio entre a Secre­ta­ria Muni­ci­pal de Edu­ca­ção de Porto Ale­gre (SMED) e a União de Cegos do Rio Grande do Sul (UCERGS). O roteiro da audi­o­des­cri­ção é de Mimi Ara­gón e Mar­cia Cas­pary, que tam­bém res­ponde pela nar­ra­ção, com revi­são de Mari­lena Assis, con­sul­tora cega e pro­fes­sora das redes públi­cas muni­ci­pal e esta­dual, e super­vi­são de Lívia Motta, uma das mai­o­res espe­ci­a­lis­tas bra­si­lei­ras em aces­si­bi­li­dade cultural.

________
SERVIÇO

• Audi­o­des­cri­ção de Ini­mi­gos de Classe, nova peça de Luci­ano Ala­barse. No elenco, Denis Gosch, Edu­ardo Stein­metz, Fabri­zio Gor­ziza, Fer­nando Zugno, Gus­tavo Susin, Mar­celo Adams, Mar­celo Crawshaw e Mauro Soares.

• 10 de março, sábado, às 21h, no The­a­tro São Pedro, em Porto Ale­gre. Recomenda-se che­gar às 20h.

• Os ingres­sos podem ser adqui­ri­dos na bilhe­te­ria do The­a­tro a par­tir do dia 1º de março e cus­tam entre R$ 20 e R$ 50, com 50% de des­conto para o público com defi­ci­ên­cia visual. Mais infor­ma­ções pelos fones (51) 3227 5100 e (51) 3227 5300.

Deta­lhes sobre a pro­du­ção da audi­o­des­cri­ção:
Estú­dio Som da Luz e Taga­re­las Pro­du­ções
(51) 3086 0527 — (51) 8118 9814 — (51) 8451 2115

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s