14º Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre

14º Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre
Mesa Redonda sobre Acessibilidade Cultural
Data: 24 de agosto de 2011
Horário: 14h
Local: Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS
Rua Sarmento Leite, 320. Centro. Porto Alegre – RS
Participantes:
– Alexandre Guella Fernandes
Arquiteto; Especialista em Construção; Mestre em Engenharia. Professor e Palestrante. Realizou o primeiro projeto arquitetônico com enfoque em acessibilidade na KINDER. Elaborou diversos projetos arquitetônicos de acessibilidade para o SESI e SENAI. Participou do Programa INCLUIR do Sistema FIERGS. Voluntário do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE).
– Camilo Darsie
Graduado em Geografia. Mestre em Educação. Doutorando e pesquisador da UFRGS. Professor titular do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Profissional Integrado (INDEPIN); do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde – UFRGS e Professor convidado do Centro Universitário La Salle. Editor do Periódico Informe C3, responsável pela versão Articulações Acadêmicas.
– Eduardo Cardoso
Arquiteto e Urbanista; Especialista em Tecnologia Computacional Aplicada ao Projeto; Mestre em Design. Professor com Dedicação Exclusiva lotado no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. É um dos coordenadores do NDGA – Núcleo de Design Gráfico Ambiental, onde desenvolve pesquisas e atividades de extensão na área de acessibilidade em sinalização e design de exposição. Tem experiência acadêmica na área de Tecnologia Computacional e Modelagem Tridimensional, Expressão Gráfica, Design Visual e Design de Produto.
– Felipe Leão Mianes
Graduado em História. Mestre e doutorando em Educação pela UFRGS na Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação. Pesquisa sobre a temática da deficiência visual a partir de uma perspectiva culturalista, enfocando as produções culturais de/sobre pessoas com deficiência visual, seus processos de representação e reivindicação da diferença.
– Jeniffer Cuty
Arquiteta e Urbanista; Mestre e Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional. Professora com Dedicação Exclusiva junto ao Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vice-coordenadora do Curso de Museologia e Coordenadora do Laboratório de Criação Museográfica – CRIAMUS da FABICO/UFRGS. Tem experiência na área de Políticas de Preservação de Bens Culturais, Comunicação Museológica, Imaginário e Memória Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Porto Alegre, cinematografia, museografia e acessibilidade.
– Letícia Schwartz
Audiodescritora roteirista e narradora. Coordena a equipe de produção da Mil Palavras Acessibilidade Cultural, a primeira empresa a desenvolver esse tipo de serviço no Rio Grande do Sul (http://www.milpalavras.net.br). Também desenvolve oficinas sobre o tema e presta consultoria a projetos de inclusão cultural.
Na ocasião, haverá o lançamento da Edição Especial do Periódico Informe C3 com o tema Acessibilidade Cultural (http://www.processoc3.com/processoc3/informec3.htm). E Exposições Artísticas de Kika e Cláudia Zanatta. Em anexo, informações sobre o trabalho da Kika.
O evento é aberto ao público e gratuito. Não há inscrição e nem certificado de participação.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s