Projeto Museus e Acessibilidade, IMC Portugal

“A acessibilidade é um caminho para a autonomia de todos que implica não só a possibilidade de aceder aos espaços físicos, mas também à informação disponível.”

Em 2003, em Portugal, foi lançado o projeto Museus e Acessibilidade pelo IMC – Instituto dos Museus e da Conservação. No ano de 2004, foi publicado o livro, homônimo do projeto, que é um manual de práticas para auxiliar os profissionais dos museus, arquitetos, designers e todos os que trabalham na concepção das exposições. O livro está disponível na página do instituto.

Para efeito de acessibilidade em museus, uma série de observações pode ser feita em relação ao espaço exterior: transportes, estacionamento, passeios, vias de acesso. No espaço interior existe a questão de portas, corredores, percursos táteis, escadas, desníveis, rampas, áreas de descanso, elevadores, auditórios, banheiros, balcões, mesas, expositores, iluminação, saídas de emergência e também a sinalética.

É possível trabalhar com ampliações visuais, ampliações sonoras, braile, gravações de áudio, gravações em vídeo, multimídia. Também é possível disponibilizar a percepção tátil sobre obras originais, réplicas, miniaturas, ampliações ou representação de imagens por relevo (imagem abaixo).

Representação de Pintura em Relevo. Fonte: IMC

Ambientes culturais acessíveis é o foco do SENAAC. Ainda dá tempo para se inscrever! Confira a programação aqui no blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s