Museus Acessíveis

Em 2010, foi lançado o livro Museum Rehabilitation: Cultural Inclusion Policies through Accessibility de Viviane Sarraf pela editora alemã VDM.  O livro foi fruto da dissertação de mestrado da pesquisadora em acessibilidade cultural, também fundadora do RINAM – Rede de Informação de Acessibilidade em Museus.

Livro de Viviane Sarraf

“O texto faz reflexões e proposições baseada no relacionamento de duas esferas: museus e instituições culturais e pessoas com necessidades especiais. Tem como objetivo identificar possíveis intersecções que resultarão em subsídios para ações culturais e políticas que podem beneficiar as duas partes. Os museus e as instituições culturais desde a segunda parte do século XX, se esforçam para provar seu caráter de agente de desenvolvimento social, negando sua conexão original com a elite e o poder, trabalhando centrados no individual e nas comunidades. Pessoas com necessidades especiais foram excluídas da vida social por séculos, representam uma população ativa hoje, social e economicamente. Ganharam seu lugar na mídia, no ambiente acadêmico, no poder público e nas manifestações culturais, contribuindo para novas maneiras na concepção de produtos e serviços que favorecem as diferenças, ergonômicas, a melhor qualidade de vida e acessibilidade.

O movimento de inclusão social liderado por pessoas com necessidades especiais de todo o mundo desde 1980, é considerado um dos mais ativos e militantes pelos autores e jornalistas da área de ciência política. Inspirado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, esse movimento alcançou a promulgação de algumas declarações, leis, normas, estatutos e outras vitórias políticas relacionadas ao direito dessas pessoas.

O texto objetiva mostrar a necessidade de uma nova maneira de ação institucional para considerar o desejo e os direitos de pessoas com necessidades especiais, estendendo os benefícios para outros visitantes.” Trecho traduzido e adaptado do livro em questão.

Viviane Sarraf ministrará o curso sobre Acessibilidade em Museus e Exposições no Seminário e fará parte da mesa redonda do dia 18 de Maio, junto com a arquiteta especialista em acessibilidade Flávia Boni Litch e a professora Jeniffer Cuty. Verifique a programação e inscreva-se!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s